TRATAMENTO DA OBESIDADE

Seja bem-vindo!

Obesidade se trata primeiro com informação! Em caso de dúvidas ou necessidade de realizar agendamento, entre em contato conosco!!

Iniciar conversa no WhatsApp

Obesidade
entender para tratar


A obesidade é uma das principais doenças da atualidade. Antes de tratar, precisamos entender todas as circunstâncias que a rodeiam e só mesmo mergulhando a fundo no assunto podemos alcançar o tratamento ideal.
Precisamos antes de tudo encarar a obesidade como doença, como problema de saúde pública. Conexões da obesidade com desordem estética não têm o menor espaço. 

A obesidade no longo prazo é responsável por subtrair a qualidade de vida do paciente, adicionando-o comorbidades com hipertensão, diabetes, depressão, dores articulares, até problemas muito graves como infarto e câncer.

Assim, precisamos entender suas causas para então tratá-la.
A obesidade ocorre quando há um desequilíbrio entre o que se ingere com o que se gasta de energia.

Desta forma o tratamento visa trazer de volta esse equilíbrio: precisamos retomar os hábitos saudáveis na alimentação e promover atividade física.

Entretanto, muitas vezes sozinhos não conseguimos alcançar esse objetivo: neste momento, a ajuda de profissional capacitado se faz necessária, expondo o melhor tratamento e conduzindo a um resultado positivo.

CIRURGIA BARIÁTRICA

ESTARÁ INDICADA QUANDO HÁ FALHA NO TRATAMENTO CLÍNICO.

CIRURGIA BARIÁTRICA



A cirurgia bariátrica nasce num contexto em que muitos pacientes, mesmo após otimizados os passos iniciais (alimentação adequada e atividade física) não atingiram a perda de peso desejável.
Sua indicação, portanto, não deve ser a primeira escolha, mas sim quando há falha ao tratamento clínico.
Estará indicada nos casos de obesidade com IMC acima de 35, na presença de comorbidades como diabetes, hipertensão e outras, ou quando IMC for acima de 40. 
*obs:  recentemente, houve aprovação desta cirurgia, pelos benefícios provados, em pacientes com IMC acima de 30 com diabetes de difícil controle e com critérios outros critérios de inclusão. No entanto, nestes casos o objetivo é o tratamento do diabetes!!

Use a calculadora abaixo para calcular seu IMC e entenda o resultado:
Powered by YAZIO

Principais técnicas em Cirurgia Bariátrica

A seguir, detalhes das duas principais técnicas amplamente utilizadas na cirurgia bariátrica, com suas vantagens e desvantagens. Vale frisar que ambas são reconhecidamente efetivas no propósito de promover perda de peso. Nossa equipe é capacitada na realização destes procedimentos, inclusive no acesso por videolaparoscopia.

Sleeve ou Gastrectomia Vertical

Neste procedimento há apenas o componente de redução da câmara gástrica, sem modificação no intestino. O estômago é então seccionado no sentido vertical e retirado, permanecendo apenas uma câmara reduzida (cerca de 20 a 30% do volume original) e alongada.

A perda de peso se dá prioritariamente pela redução da capacidade do estômago e portanto de alimentos ingeridos. No entanto, sabemos de fatores hormonais envolvidos que potencializam o efeito da restrição.

Por não interferir na absorção de nutrientes o mais comum é que o paciente não precise de reposição de vitaminas e minerais.

Sua melhor indicação é para pacientes com IMC até 45, sem comorbidades ou com comorbidades controladas com medicação.

Bypass gástrico

Como vemos no esquema ao lado, esta cirurgia consiste em duas alterações: redução do estômago e desvio do trânsito do alimento pelo intestino, trazendo portanto RESTRIÇÃO e DISABSORÇÃO.

A perda de peso, dentre outras causas se devem a estas alterações, mas devido à diminuição na absorção dos nutrientes, é muito comum a necessidade de suplementação de vitaminas ao longo da vida. 

As melhores indicações são para pacientes com IMC acima de 45 e/ou com comorbidades como diabetes e hipertensão de difícil controle.

Querer se tratar é o primeiro passo

Interessou-se pelo assunto? Gostaria de passar por avaliação médica e entender mais sobre o tratamento?

Terei o maior prazer em te atender e esclarecer suas dúvidas.


Agende uma consulta e vamos juntos combater a obesidade.
Onde me encontrar
Share by: