CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Nosso aparelho digestivo contempla grande número de órgãos e suas respectivas funções, muitas delas vitais. Acompanhe abaixo e veja algumas alterações e seus tratamentos.

A DOR ABDOMINAL é uma das principais queixas responsável por muitas visitas ao pronto-socorro e consultórios médicos. Suas causas são as mais diversas, cabendo ao médico em avaliação valorizar cada detalhe e sintoma associado, a fim de conseguir fechar o diagnóstico mais apurado.

01 Hérnias abdominais

Trata-se de falha/orifício anormal na parede abdominal, gerando abaulamento e desconforto local. Muito comum no umbigo e na região inguinal (virilha). A cirurgia de correção pode ser realizada por videolaparoscopia.

02 Pedras na vesícula

Pedras ou cálculos na vesícula (colelitíase) estão entre os problemas mais comuns no aparelho digestivo. Causam bastante dor, geralmente à direita do abdome com náuseas e vômitos. Além da dor, sua presença está relacionada à varias complicações, como pancreatite aguda e colecistite. A cirurgia consiste na retirada da vesícula biliar por videolaparoscopia.

03 Refluxo Gastroesofágico

Geralmente cursa com regurgitação e queimação no estômago (azia). O tratamento é prioritariamente com medicamentos e dieta. Alguns casos de exceção podem precisar de cirurgia, que consiste em confeccionar uma válvula anti-refluxo em uma região de fraqueza na porção inferior do esôfago.

04 Fígado e vias biliares

O fígado é órgão central no funcionamento do corpo, com funções importantes na síntese de diversas proteínas e na limpeza de componentes tóxicos do metabolismo. Outra função, é a produção da bile, componente necessário para digestão e absorção das gorduras. Com tantas funções, o fígado e as vias biliares podem ser acometidos por várias doenças, como abscessos, cistos, hemangiomas, cálculos (pedras) e tumores benignos e malignos, com eventual necessidade de tratamento cirúrgico.

05 Intestino

Divididos em intestino delgado (parte inicial) e grosso (parte final), este órgão extenso tem a fundamental função em absorver os nutrientes provenientes da alimentação. Mas não pára por aí: são bastante ativos na produção de hormônios que vão agir nele mesmo ou em outros órgãos.
São causas frequentes para as nossas DORES ABDOMINAIS, podendo apresentar problemas funcionais, como constipação (intestino preso), inflamatórios (como apendicite e diverticulite) e também tumorais (câncer).
Também podem ser locais para obstruções por aderências e sangramentos.
Muitos dessas doenças podem exigir tratamento cirúrgico inclusive de urgência.
"Onde quer que a arte da medicina seja amada, há também um amor da humanidade”.

Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C)
06 Estômago

Órgão que armazena e participa nas fases iniciais da digestão dos alimentos. Aqui podemos encontrar doenças relacionadas com a acidez, como gastrites e úlceras gástricas.
Podem-se desenvolver neste local também, os mais diversos tipos de tumores benignos e malignos.
07 Pâncreas

Possui função importante na produção de enzimas atuando na digestão dos alimentos, mas também de hormônios como a insulina, importantes no nosso metabolismo.
Pâncreas pode ser local de cistos e tumores, benignos e malignos, com necessidade de cirurgias eventualmente.

Precisa de avaliação médica especializada?

Locais de Atendimento