Como sabemos a cirurgia bariátrica (também chamada de gastroplastia ou mais popular, "redução de estômago") é indicada para as formas graves da obesidade.
Estas formas são: obesidade grau 2 (com alguma doença associada) ou obesidade grau 3.
"Mas como saber em qual grau eu me enquadro?"
Para isso, usamos o cálculo do IMC - índice de massa corporal.
Use a calculadora no botão abaixo para saber seu IMC:
Hoje, no Brasil e no mundo, as duas técnicas mais utilizadas, com melhores resultados e segurança são: BYPASS GÁSTRICO e SLEEVE GÁSTRICO.
Em nossa equipe, fazemos TODAS cirurgias por videolaparoscopia - técnica minimamente invasiva - que garante melhor recuperação e menos dor no pós operatório!
Cada uma com suas características, com vantagens e desvantagens quando são comparadas.
Vamos conhecê-las?
Esta técnica é até este momento considerada a padrão-ouro, ou seja, aquela que obtém melhores resultados em termos de perda de peso (maior perda) e recidiva da obesidade (menor recidiva). É ela também a mais realizada no Brasil.
Considerada uma técnica "mais completa" pois une um fator restritivo (redução do tamanho do estômago) e disabsortivo (encurta o comprimento de intestino que absorve os alimentos).
Assim ela promove uma maior perda de peso e um melhor controle da obesidade e também das doenças associadas, como diabetes e hipertensão.
Por ser mais completa, também trará um maior impacto nutricional, que é contornado com suplementação nutricional e o acompanhamento médico continuado.
Acompanhe pela imagem ao lado uma lista de vantagens e desvantagens relacionadas ao bypass e de uma imagem com as alterações que fazemos nesta técnica (redução do tamanho do estômago e desvio no trânsito do intestino).
Caso você tenha dúvidas ou queira saber mais, clique no botão abaixo que tenho uma surpresa para você!
Esta técnica, mais moderna, já é a mais realizada no mundo - embora no Brasil, como vimos, ainda predomina o bypass.
Muito deste sucesso se deve ao fato de que com ela conseguimos controlar boa parte dos pacientes com obesidade com um menor impacto nutricional para a vida que segue.
Isso tem especial importância para os pacientes nos extremos de idade (muito jovens ou idosos), naqueles com alguma doença que demanda uso crônico de medicamentos e nos pacientes sem doença metabólica grave associada.
Nesta técnica não temos componente disabsortivo, ou seja, o intestino é mantido intacto, razão pela qual reduzimos o impacto nutricional. O que temos aqui é a redução do estômago com a retirada definitiva de cerca de 80% do deste órgão.
Caso queira saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo que posso esclarecer ainda mais!!
É aí que entra a videolaparoscopia - e eu vou te explicar como é: nesta modealidade não fazemos cortes grandes, mas sim cinco "pequenos furos" de 0,5 a 2cm (como na imagem ao lado) e por aí ocorre toda a mágica!
Isso garante não só um melhor resultado estético, mas também:
-maior segurança na cirurgia;
-menos dor no pós-operatório;
-menor risco de infecção de feridas;
-recuperação mais rápida e retorno mais rápido às atividades;
-melhor resultado funcional para o abdome (ou seja, agride bem menos a anatomia normal do seu abdome).
Perfeito, não é mesmo?!
E a "cereja do bolo" para quem quer saber mais...
Um Presente Exclusivo para Quem Deseja Transformar a Vida com Informação e Confiança.
Este ebook foi cuidadosamente elaborado para responder às suas principais dúvidas sobre obesidade e cirurgia bariátrica. É um presente especial feito para você, que está em busca de conhecimento para transformar sua saúde e qualidade de vida. Aproveite esta oportunidade única de acessar um conteúdo completo e exclusivo, sem custos, e dê o primeiro passo rumo à mudança que você merece!